segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Adeus!

Não consigo acreditar que esses 6 meses passaram tão rápido e que eu estou aqui a escrever o meu último post no rahalemportugal.

Sensações estranhas tem me acompanhado nas últimas semanas. Desde de uma enorme vontade de voltar para a minha cidade, para a minha casa (normalmente quando algum taxista me trata mal!) até a vontade de não voltar nunca mais… A vida aqui é muito gostosa, simples, as pessoas não precisam de muito para se divertirem ou para serem felizes. Por outro lado, como tudo nessa vida, nada é perfeito. Há também os dias em que os tugas me põe louca… Concordo com a minha querida amiga Juliana: não há nada como o lugar ao qual a gente pertence, com as suas qualidades e defeitos. E eu posso dizer que agora além de ser um poquinho carioca e new yorker, sou também um pouco tuga!

Na sexta teve uma festinha de despedida com o pessoal do trabalho, sábado fui a praia com as meninas e domingo fui a Sintra com a Anabela (antes tarde do que nunca…). Quem for a praia na Caparica, não deixe de almoçar no Masstige na Praia do Castelo. A comida é boa e no fim da tarde tem um DJ ótimo para curtir o por do sol tomando uma sangria bem gelada.

E para quem for a Sintra, não deixe de conhecer ao Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira (prepare-se para andar muito) e comer as queijadas da Sapa e os travesseiros da Periquita.

Para terminar, aí vai a minha lista de coisas preferidas aqui em Portugal:

Pastel de Belém
Os saldos
Brunch no Kaffehaus
O Chiado…

Beijos para todos que acompanharam o blog e obrigada aos amigos que conheci aqui e que fizeram dessa viagem uma experiência inesquecível!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Amsterdão

Fim de temporada morando fora é sempre assim, muito pouco tempo para tudo, especialmente para mandar notícias. Semana passada fui para a costa da Caparica com as meninas do trabalho no sábado e no domingo. Apesar das praias serem super pertinho de Lisboa, tem um certo trânsito. Nada perto do que nós paulistas estamos acostumados a pegar em véspera de feriado, mas tem. Nós almoçamos na praia (amêijoas, peixe fresquinho e sangria!) e só saímos depois das oito quando o sol estava começando a se pôr. Foi uma delicia!

Na sexta teve jantar de aniversário da Sheynna e baladinha na sequência. Passei em casa só para me trocar e fomos para o aeroporto pq nosso voo para Amsterdã no sábado era às 7h40… Chegamos ao nosso hotel (aliás um óptimo custo beneficio… chama-se Citzen M), dormimos um pouco e fomos passear pela cidade. Não deu tempo de fazer muita coisa porque às 22h o barco iria nos buscar perto do hotel. Nós éramos em quase vinte pessoas (tinha gente da Índia, Marrocos, Bélgica, Espanha…) e o passeio foi sensacional! Depois, perambulamos pela cidade à procura de algum lugar para dançar, mas com tanta gente não foi nada fácil.
Domingo fomos bater perna pela cidade, visitamos o Museu Van Gogh, almoçamos por lá e já tivemos que ir para o aeroporto. Adorei Amsterdã! Com certeza entrou para as minhas cidades favoritas aqui na Europa (ao lado de Madri e Varsóvia).
Essa semana devo ficar aqui em Lisboa para aproveitar as praias mais um pouquinho!
beijos e muitas saudades

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Coimbra, Algarve e Provence

Abandonei o blog nas últimas semanas, mas foi culpa do verão europeu, que está tão bom que não dá vontade de perder nenhum minuto!

O resumão das últimas semanas é o seguinte:

1. Minha mãe chegou aqui para me visitar e fomos para Coimbra. Visitamos as ruínas romanas de Conímbriga, que foi o local onde eu caí e torci o meu pé. As horas que se seguiram foram surreais: barraco no hospital de péssimo atendimento em Coimbra, taxista cantando fado enquanto eu chorava de dor e médico recitando Vinicius de Moraes enquanto enfaixava meu pé. Ficamos hospedadas no Quinta das Lágrimas (ganhamos um upgrade devido ao pé enfaixado) e eu super recomendo. Lindo, lindo, lindo!

2. Na outra semana fomos para o Algarve visitar a Anabela, uma amiga do trabalho. Ela, o namorado e os filhos são uns fofos e nos receberam super bem. No sábado fomos até Sagres e depois até a praia de San Rafael (people, as praias daqui deixam muitas praias brasileiras no chinelo! O único problema é a temperatura da água, bem gelada…). À noite jantamos num restaurante óptimo em Silves: comi meu prato favorito, as amêijoas à Bulhões Pato e experimentei os percebes (tá no time das ostras, não me diz nada…). No domingo fizemos um passeio de barco muito giro pela costa. As fotos dizem tudo…

3. Terça passada embarcamos para a França. Eu e a minha mãe fomos para o casamento do Paul e da Jessica. Ele é norueguês e morou na minha casa séculos atrás enquanto eu estava morando na Dinamarca e se casou com a Jessica, que é francesa. Fomos directo de Marselha para Saignon e à noite jantamos na casa de uns amigos do Paul. Foi uma delícia rever todo mundo: a Juliana, a Chantal e todos os noruegueses que eu já conheço e que são super legais comigo. Na 4ª passeamos pela região e à noite fomos jantar em Aix en Provence. Foi meio complicado chegar lá, mas no fim deu tudo certo. Na quinta fomos conhecer uma vinícola chamada Val Joanis (que supostamente foi comprada por Brad e Angelina Jolie). Os jardins ganharam o prêmio de jardins mais bonitos da França em 2008. Após a visita, serviram vinhos e comidinhas deliciosas enquanto um brasileiro tocava MPB. Aquele cenário, fim de tarde, amigos queridos, foi uma delícia… Na 6ª demos mais umas voltas (minhas cidadezinhas favoritas foram Lourmarin e Goult) e fomos para a cerimonia na abadia Saint Eusébe em Saignon. O jantar contou com vários discursos dos padrinhos e de familiares. As mesas tinham os nomes dos aeroportos por onde eles já passaram e eram com os lugares marcados. O bolo era de profiteroles gigantes e deliciosos! Nos quesitos pães, queijos e doces os franceses são difíceis de superar! Depois fomos todos para a pista de dança no andar de baixo e teve até Ivete e funk… No sábado passamos no brunch para nos despedir de todos voltamos para Lisboa!

Assim que der volto a postar mais fotos e notícias!

São minhas 4 últimas semanas por aqui!

Beijos

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Madeira

Antes de mais nada, uhuuuu Brasil!!!
Não tá fácil assistir aos jogos com narração portuguesa, mas tá valendo!
Fim de semana passado eu decidi pegar leve e dar uma descansada. Sábado fui à academia com a Sheynna (uma amiga do Brasil que está trabalhando aqui até Agosto) e depois almoçamos no Chiado. Eu ia com o pessoal do trabalho ao Sensation (igual ao Skol Sensation), mas decidi tirar o resto do dia para ficar de pernas para o ar e não sair à noite. Domingo me encontrei com a Sheynna e fomos até a Baixa para alugar o Go Car e fazer um sightseeing por Lisboa. Eu já tinha visto os carrinhos amarelos pela cidade, mas ainda não tinha tido coragem de experimentar. É muito giro! Você aluga o carro por uma ou várias horas e escolhe os percursos dentro de Lisboa. Um GPS vai narrando os percursos num volume tipo “pamonhas de Piracicaba” (dá um pouco de vergonha), com uma portuguesa narrando os trajectos com comentários como “achavas que não ias subir, pois não?”, “uhuuuuu” nas descidas, e “estás no caminho certo” (quando na verdade estávamos meio perdidas)… Pra completar, A Sheynna deu “xauzinho” para todo mundo na rua! Teve turista tirando foto, gente rindo das duas empurrando o carro (o carro não tem marcha atrás – ré)… foi bem divertido e um óptimo jeito de conhecer a cidade.
À noite, assistimos o jogo na casa do Igor com vários brasileiros e uns portugas, que ficaram meio chocados com a animação brasileira!
Na sexta fui para a Ilha da Madeira com a Gabi. Vários voos estavam atrasados por conta de uma greve na França, mas chegamos ao nosso hotel perto do centro do Funchal tipo uma da manhã. Sábado fizemos o kit turista: teleférico, descemos as ladeiras de cesto, almoçamos em Funchal e fomos de carro até Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Cabo Girão. No domingo o tempo estava meio ruim, então resolvemos aproveitar o SPA do nosso hotel: limpeza de pele, massagem, jacuzzi, piscina em frente ao mar… Valeu a pena abrir mão de conhecer um pouco mais da Ilha para termos esse momento peruas!
Minha mãe chega aqui na quinta de manhã e sábado vamos para Coimbra!
Beijos, até mesmo para os sumidos e desnaturados (a maioria), porque eu estou com muitas saudades!
Amandita

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cascais + Évora

Semana passada teve mais um feriadinho por aqui, o Dia de Portugal. Como não pude emendar, aproveitei para fazer um passeio aqui pertinho de Lisboa, fui almoçar com a Nana e com a Camila em Cascais. Fomos ao Furnas do Guincho que fica bem ao pé do mar. O dia estava meio feio, mas ao chegarmos lá abriu um Sol maravilhoso. Experimentei ameijoas (só tem aqui, é um tipo de vongole) ao molho bulhões pato e simplesmente AMEI! Gostei tanto que estou marcando ir à uma mariscaria super famosa aqui em Lisboa só para comer de novo! Antes de ir até Cascais, fomos até o Cabo da Roca, que é o ponto mais ocidental da Europa.

(Furnas do Guincho)

Adorei Cascais. É daqueles lugares que dá vontade de ficar, de voltar... Não sei eu achava que era meio tipo Santos, mas acabei demorando para conhecer e vi que vale muito a pena. Enfrentamos uma mega fila para tomar um sorvetinho no Santini, mas valeu a pena!
Na sexta experimentei o Tavares, que é o restaurante mais antigo de Lisboa. É suntuoso (e pretensioso!), mas a comida é cara e nem por isso... Mil vez as minhas ameijoas do Guincho!
Sábado fomos para Évora e ficamos hospedadas na Pousada dos Lóios, que era um antigo convento. Os quartos são as antigas celas, mas bem mais confortáveis... Recomendo, pois além de ser super bem localizada, é uma experiencia super diferente.
(Pousada e vista do nosso quarto)

Visitamos a Sé, a Capela dos Ossos (feita com os ossos dos monges), templo de Diana, Castelo do Duque de Cadalval (muito giro!), praça Giraldo e uma exposição pra lá de bizarra!
(entrada da Capela dos Ossos)

(Exposição de bonecos de cera e coisas bizarras)

Essa semana a Nana voltou para o Brasil e eu estava enrolada. Ficarei aqui no fim de semana, sem muito agito, porque semana que vem vou pra Ilha da Madeira!

Por favor, torçam pelo Brasil dobrado no jogo contra Portugal! Não quero nem pensar no quanto terei que ouvir se eles ganharem! Com tantas zicas na copa, vai saber...

beijossssss

terça-feira, 8 de junho de 2010

Itália!

Aproveitei o feriadão e fui para a Itália, visitar Este, a cidade aonde ainda tenho familiares. Minha mãe não quis me colocar o sobrenome dela, mas fato é, tenho ascendência italiana e os Scavazzas ainda moram nessa cidadezinha, há menos de 1 hora de Veneza. O Emilio e a Rita foram uns fofos, nos buscaram no aeroporto, fizeram comidas maravilhosas e nos levaram para passear pela cidade (que é um ovo, mas um charme), por Padova (tive mais uma conversinha séria com Santo Antonio, ou “Il Santo” como eles dizem), Arqua e Veneza.
A casa do Emilio e da Rita em Este-
O mais impressionante é que eles absolutamente ignoraram o fato que eu não falava italiano e conversavam comigo só em italiano. Fiquei tão surpresa que consegui entender quase tudo (às vezes a Nana me salvava como interprete) que voltei animada para fazer umas aulinhas. Ainda mais depois de levar uma bronca de um italiano que me pediu o passaporte no aeroporto, desembestou a falar italiano, eu fiz uma cara de “ai-meu-deus-não-entendi-nada” e ele perguntou umas 3 vezes incrédulo: “You have the italian passport and don’t speak Italian”??? Concordo com ele, é revoltante.
Alias, descobri que eu sou 12,5% portuga! Quem diria? 12,5% Italiana, 12,5% Libanesa, 12,5% Portuga e 12,5% ? (pai, alguma ideia?)…
A volta para Lisboa foi uma odisseia. O voo foi cancelado, perdi a conexão e máximo que consegui foi voltar no fim do dia via Amesterdão (sim, é assim que se escreve e fala Amsterdã. Querem uma melhor? Bordéus = Bordeaux).
Essa semana tem feriado na quinta (Dia de Portugal) e vamos para Évora no fim de semana!
beijos

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Porto

Estava demorando muito para eu ficar doente depois de tantas viagens non-stop e mudanças de temperatura… semana passada peguei uma gripe chatinha, mas não mudei nenhum dos meus planos!

Fui com a Nana em dois restaurantes legais, o 100 Maneiras (ela adorou!) e no Brasserie d’el Entrecôte, que é num lugar charmoso e bem gostoso no Bairro Alto (mas devo admitir que o entrecôte do Olivier é melhor!).

Na sexta, a Nana me pegou aqui no trabalho e fomos directo para a estação pegar o comboio para o Porto (achei a estação linda, mas meio longe demais).

Nosso hotel no Porto, o Bessa, apesar de não muito central era uma delícia e numa área super bonita da cidade. De manhã fomos para o centro histórico e visitamos a catedral da Sé (demos sorte, pois havia um coral ensaiando) e de lá fomos até a Torre dos Clérigos.

Fizemos um pit stop no Café Majestic (super bonito e tradicional, daqueles bons para tomar um chá da tarde) e fomos visitar a Livraria Lello, que é de cair o queixo!

A Ana, que trabalha comigo, é de lá e me deu várias dicas de restaurantes descolados. Almoçamos no Shis, um restaurante perto da Foz com uma vista linda e à noite fomos ao Terra, também muito bom! Recomendo os dois a quem vai ao Porto, mas tem que fazer reserva.

À tarde fomos para o Cais de Gaia visitar a Cave Ferreira, que é uma das maiores (as caves são usadas para armazenar os barris de vinho do Porto, que só é produzido na região do Douro). Fizemos a visita guiada e adoramos!!! Visita obrigatória! Saí de lá me achando uma expert. Alguém sabia que o pipo (barril) aonde é envelhecido o vinho do Porto é primeiro utilizado por alguns anos para o vinho de mesa e que depois de usado para o vinho do Porto vai para a Escócia e Irlanda para envelhecer whisky?!

No domingo fizemos o passeio de barco para ver as 6 pontes. O passeio foi lindo e uma delícia porque o dia estava maravilhoso (só podia ter menos miúdos (crianças) barulhentos… :)).

Resolvemos visitar o Palácio Cristal (que de Cristal não tem nada) e depois fomos almoçar no Dom Tonho, um bacalhau a Gomes de Sá que estava óptimo.

Voltamos para Lisboa no comboio da tarde, mas dessa vez descemos em Sta Apolônia, bem mais perto da minha casa.

Essa semana é curta, consegui emendar o feriado! Quinta de manhã embarcamos para a Itália!

Beijos e bom feriadão para vocês aí no Brasil.